Nissan Leaf 2026 deixa de ser hatch, vira SUV e ganha mais tecnologia; veja
Novo Leaf tem design com conceito japonês, mais desempenho e tecnologia
A Nissan revelou a terceira geração do Leaf, com importantes avanços em design, eficiência e tecnologia embarcada. Uma principal está na categoria. O carro deixa de ser um hatch para virar um crossover. Com mais de 15 anos e quase 700 mil unidades vendidas mundialmente, Leaf 2026 chega numa fase importante e delicada da Nissan global.
O modelo adota a identidade de design batizada pela marca de Timeless Japanese Futurism, combinando formas simples e modernas com elementos visuais de forte inspiração japonesa. Um dos destaques no visual externo está na frente com novos faróis de LED e luzes diurnas, além de uma grade com iluminação e assinatura em V em algumas versões.
A traseira passa a adotar lanternas tridimensionais com efeito de holograma, enquanto a carroceria apresenta coeficiente aerodinâmico de 0,26 (versões EUA/Japão) e 0,25 na configuração europeia.
O interior foi totalmente redesenhado e agora oferece piso plano, painel com telas integradas de 12,3 ou 14,3 polegadas (a depender do mercado e da versão) e teto panorâmico com controle de luminosidade por cristal líquido (PDLC). Os bancos contam com acabamento refinado e, em determinadas configurações, sistema de som Bose com alto-falantes nos apoios de cabeça. Esses equipamentos se assemelham ao oferecido na nova geração do Kicks 2026, que acaba de chegar ao Brasil.
A terceira geração do Leaf estreia um novo conjunto motriz compacto denominado 3-in-1 EV powertrain, que combina motor, inversor e redutor em um único módulo, reduzindo vibração em até 75% em relação ao modelo anterior. Ele será oferecido com duas opções de bateria: uma de 52 kWh e outra de 75 kWh, ambas refrigeradas a líquido e com função de controle térmico otimizada para desempenho em diferentes condições climáticas.

Na versão de 52 kWh, a potência é de 130 kW (177 cv) e o torque de 345 Nm. Já com a bateria de 75 kWh, são 160 kW (218 cv) e 355 Nm de torque. A autonomia chega a 488 km (ciclo WLTP) na configuração de maior capacidade. Em recargas rápidas, o Leaf consegue repor de 10% a 80% da carga em cerca de 35 minutos. Lembrando que o ciclo europeu é bem mais otimista que o índice brasileiro do Inmetro.
Entre os recursos de assistência, o novo Leaf passa a contar com monitoramento 360° com visão inteligente, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e controle de distância em trânsito urbano. Além disso, o veículo dispõe de atualizações remotas (OTA) e integração com carregadores rápidos da rede Tesla Supercharger na América do Norte.

Outras soluções incluem tomada V2L (Vehicle-to-Load) em algumas versões, permitindo alimentar equipamentos externos e, em mercados como Japão e Europa, funções de V2H (Vehicle-to-Home) e V2G (Vehicle-to-Grid), para uso do carro como fonte de energia doméstica ou retorno para a rede elétrica.
A produção ocorrerá nas fábricas da Nissan em Tochigi (Japão) e Sunderland (Reino Unido). Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. A geração anterior foi vendida por aqui, mas acabou 'abafada' pelos novos carros chineses, com tecnologia mais avançada.
Novo Nissan Leaf (3ª geração)
Plataforma: CMF-EV
Motorização elétrica:
- 52 kWh: 130 kW (177 cv) | 345 Nm
- 75 kWh: 160 kW (218 cv) | 355 Nm
Autonomia (estimada WLTP):
- 75 kWh: até 488 km
Transmissão: Automática de relação fixa
Bateria: Íons de lítio, refrigerada a líquido
Carregamento rápido: 10-80% em aproximadamente 35 minutos
Coeficiente aerodinâmico (Cx): 0,26 (EUA/Japão) | 0,25 (Europa)
Rodas: Até 19”
Comprimento:
Global: 4.405 mm
Japão: 4.360 mm
Europa: 4.350 mm
Largura: 1.810 mm
Altura:
EUA: 1.557 mm
Japão / Europa: 1.550 mm
Entre-eixos: 2.690 mm
Peso (varia conforme versão e equipamentos): de 1.794 kg a 1.982 kg
Recursos adicionais:
- Painel com duas telas de até 14,3”
- Teto panorâmico com tecnologia PDLC
- Áudio Bose com alto-falantes nos encostos de cabeça
- V2L, V2H e V2G (mercados específicos)
- Sistema ProPILOT de condução semiautônoma (nível 2 SAE)
