Novo Uno? Conheça o Fiat Panda que desembarca no Brasil em 2026
Hatch com estilo neo-retrô antecipa carro da Fiat quem promete ser best-seller no Brasil
Este é o Fiat Grande Panda. Ou seria o novo Uno? O hatch que é vendido na Europa marca uma nova etapa no portfólio global da marca dentro do grupo Stellantis. O carro é sucessor de uma linhagem já conhecida por lá que tem relação direta com o mercado brasileiro, já que inspirou o Fiat Uno, um dos compactos mais emblemáticos produzidos no Brasil.
O modelo testado pela CNN na Pistas de Testes de Balocco, Itália, antecipa o lançamento já confirmado pela Fiat no Brasil em 2026. A marca prometeu um carro novo no mercado nacional até 2030, como parte do investimento de R$ 30 bilhões da Stellantis no país.
O Grande Panda adota linhas retas e proporções mais elevadas, em um estilo que combina características de hatch compacto e utilitário esportivo. A dianteira traz elementos geométricos em faróis full LED com assinatura em formato de “X” e grade inferior composta por molduras retangulares. Na traseira, lanternas em LED com desenho pixelado reforçam a estética retrô. A grade com os quadradinhos faz referência à antiga fábrica da Fiat em Lingotto.
O "Novo Uno" exibe diversos detalhes gráficos alusivos ao nome “Panda”, distribuídos em áreas como a coluna C, portas e logotipos, reforçando a proposta de identidade visual própria. O design é inspirado no Panda dos anos 1980, cuja linguagem de formas quadradas também deu origem ao Uno, lançado no Brasil em 1984.

Plataforma e dimensões
O Fiat Grande Panda utiliza a plataforma CMP, já aplicada em outros veículos do grupo, como Peugeot 208 e Citroën C3. Essa base foi projetada para receber diferentes tipos de motorização — a combustão, híbrida ou 100% elétrica.
As dimensões confirmam o posicionamento entre os compactos: 3,99 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas varia de acordo com a versão: 361 litros no elétrico e 412 litros nos modelos híbridos e a combustão.

O interior mescla simplicidade e funcionalidade, com destaque para o uso de tecidos feitos a partir de fibras naturais e plásticos rígidos. Entre as soluções práticas estão dois porta-luvas, sendo um deles produzido em material de bambu.
O painel mantém a estética geométrica do exterior, abrigando tela multimídia de 10,2 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de painel de instrumentos digital. O painel tem formato ovalado,uma outra referência a Lingotto, que tinha uma pista de testes no último andar da fábrica. A futura versão nacional também terá Easter Eggs, talvez com homenagens à planta de Betim (MG), que completará 50 anos em 2026.
Os bancos têm desenho interiço e acabamento em tecido, com detalhes que variam conforme a versão. Na traseira, o espaço acomoda duas pessoas com conforto adequado, dentro da proposta de um hatch compacto. O modelo oferece ainda até seis airbags, pontos de carregamento USB-C e sistema de ar-condicionado digital.

Opções de motorização
Na Europa, o Grande Panda é vendido em três configurações:
- Versão a combustão, equipada com motor 1.2 turbo de três cilindros de 100 cv;
- Versão híbrida leve (48V), que combina o 1.2 turbo com motor elétrico auxiliar de 28 cv, totalizando 110 cv de potência combinada;
- Versão elétrica, com 100 cv de potência.
Durante o teste em Balocco, a versão híbrida-leve (MHEV) destacou-se pelo funcionamento silencioso em baixas rotações e pelo câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas, que prioriza suavidade nas trocas. A suspensão, do tipo eixo de torção na traseira e McPherson na dianteira, foi calibrada para conciliar estabilidade e conforto. O carro é espertinho e bom de curva.
Para o Brasil, o novo Uno deverá ter duas opções de motores: 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual e o T200, 1.0 turbo de 130 cavalos. É possível que o carro também tenha o T200 Hybrid, com sistema híbrido leve atualizado para 48V como o europeu. Já o elétrico, chegaria muito caro e não será ofertado. Na Europa, parte de 16 mil euros, um valor bem acessível. Por aqui, também terá proposta de ser mais em conta, o que deverá suprimir alguns itens de série e de acabamento.
Embora a Fiat não tenha confirmado oficialmente o Grande Panda no mercado brasileiro, a presença de executivos e jornalistas nacionais no evento reforça a expectativa de que o modelo sirva como base para um futuro projeto local. A previsão é de que a plataforma e o design inspirem o sucessor de Argo e Mobi, que deve chegar ao país por volta de 2026, possivelmente com o nome Uno.



