Preços das 10 picapes mais baratas do Brasil tiveram alta de até 9% em 2023; veja o ranking
Levantamento feito a pedido da CNN mostra a diferença de preço dos modelos comercializados no país em um ano
As picapes caíram no gosto dos brasileiros e estão cada vez mais sendo adotadas por clientes urbanos. Alguns modelos, como Chevrolet Montana, Fiat Toro e Ford Maverick, são construídos com plataformas de SUVs, o que as deixam mais confortáveis às práticas no uso diário.
Além disso, essas mudanças estão deixando os veículos visualmente com uma aparência menos “grosseira”, diferente das antigas picapes voltadas ao uso no campo.
Entretanto, as novas tecnologias de conforto e segurança, somadas com motores mais eficientes e com melhor consumo, estão encarecendo os veículos — sem falar na lei da oferta e da procura.
Um levantamento da Blue Book (KBB), encomendado pela CNN, aponta que, em um ano, algumas das 10 picapes mais baratas vendidas no país tiveram alta nos preços de até 9,6% em 2023.
O modelo mais barato no Brasil custa hoje R$ 92.913, valor 6% mais caro do que valia há um ano.
Segundo André Rabelo, diretor de operações e produtos da Cox Automotive Brasil, este segmento representava, em 2019, 13% do total de vendas, porém, até 2025, poderá chegar a 18% de participação.
Rabelo elenca os motivos para esta alta:
- As picapes estão mais parecidas tecnologicamente com os carros de passeio;
- Foi o segmento que menos sentiu a ofensiva dos SUVs nos últimos anos;
- As picapes trazem expectativas diferentes aos consumidores;
- Criação de nichos dentro da categoria (modelos de porte intermediário e com proposta mais urbana, por exemplo);
- Implantação de novos motores mais eficientes;
Confira o ranking das 10 picapes mais baratas do Brasil:
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10º Lugar: Mitsubishi L200 Triton GLX (GLS)
Atualmente, a décima picape mais barata vendida no Brasil custa R$ 271.265, 5,1% mais cara do que há um ano, quando valia R$ 257.995. • Divulgação
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9º Lugar: Nissan Frontier S
A picape é a nona mais barata no mercado. Em abril de 2022 custava R$ 237.131. No mesmo mês deste ano está 2,8% mais cara, valendo R$ 243.865. • Foto: Divulgação
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8º Lugar: Ford Maverick Lariat 4X4
A picape da Ford está na oitava colocação das mais baratas e mantém o mesmo preço do ano passado, R$ 239.388. • Divulgação
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7º Lugar: Toyota Hilux 4x4 MT
O veículo da Toyota ocupa a sexta posição e apresentou uma alta de 1,6%. Em abril de 2022 custava R$ 223.576 e no mesmo mês deste ano está valendo R$ 227.348. • Foto: Divulgação/Toyota
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6º Lugar: Ford Ranger XL
Outra picape da Ford entra no ranking das mais baratas e também continua com o mesmo preço do ano passado, R$ 207.229. • Divulgação Ford
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5º Lugar: Fiat Toro Endurance Turbo
A picape da Fiat aparece na quinta posição. Em abril de 2023 o preço é de R$ 146.255, uma alta de 5,37% em relação ao mesmo mês de 2022, quando custava R$ 138.805. • Divulgação
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4º Lugar: Nova Chevrolet Montana
A picape da Chevrolet aparece em quarto lugar, custando R$ 118.690. O ano passado ainda não existia esse modelo no mercado. • Divulgação
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3º Lugar: Renault Oroch Pro
A picape da Renault foi a que apresentou a maior alta no preço de 2022 para 2023, 9,6%. Em abril do ano passado custava R$ 103.082. Em abril deste ano saltou para R$ 113.032. • Divulgação
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2º Lugar: Fiat Strada Endurance Cabine Plus
Além de ser um dos carros mais vendidos no Brasil, a picape menor da Fiat é a segunda mais barata do país, custando R$ 97.500. Ela apresentou uma alta de 6,1% comparando com o preço de abril do ano passado, que estava em R$ 91.863. • Divulgação
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1º Lugar: Volkswagen Saveiro Robust
A picape mais barata do Brasil é também a queridinha da Volkswagem. O valor em 2023 está em R$ 92.913, 6% mais caro do que no ano passado, que estava custando R$ 87.618. • Divulgação
Tendências
De acordo com Rabelo, a tendência é de que nos próximos anos os valores das picapes subam ainda mais. “Existe pelo menos uma dezena de lançamentos confirmados no Brasil para os próximos meses. E esses carros serão construídos com as tecnologias mais recentes de conectividade, conforto, segurança, etc.”, afirma.
Referente à demanda, o especialista explica que o nível está muito elevado. Segundo ele, existe ainda o cliente que quer modelos diferentes dos SUVs, mas ainda com visual atraente e bem servido de tecnologias.
“Esse é outro ponto de mudança, uma vez que o design das novas picapes tem atraído novos e seletivos olhares.”
Ele pontua que o perfil do motorista que procura uma picape sempre foi mais aventureiro e de proposta off-road, além dos usuários do campo e de atividades que necessitam de veículos versáteis para o trabalho pesado.
Frotas governamentais são um dos maiores compradores do segmento, para a polícia, ambulâncias, entre outros, aponta Rabelo. No entanto, novos olhares e consumidores são atraídos pelo conjunto: valorização, design, funcionalidades, estética, itens de luxo e os novos lançamentos.
“Grandes marcas estão investindo pesado em atrair novos públicos para o segmento de picapes”, diz Rabelo.