Quais itens de segurança o motorista pode revisar antes de viajar?

Alguns itens podem ser verificados na própria garagem de casa

Rodrigo Barros, colaboração para a CNN Brasil
oficina
Manutenção de câmbio automático requer cuidados  • Banco de imagens/Pexels
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O período de férias está batendo na porta. Nesses meses é comum as pessoas pegarem a estrada. Contudo, é preciso ficar atento e fazer uma checagem no carro antes de sair de casa. 

A forma mais correta é sempre levar um carro na concessionária ou em uma oficina de confiança. Entretanto, alguns itens podem ser verificados na própria garagem de casa. 

“Mesmo sem ser um técnico automotivo, o motorista pode, e deve, realizar algumas verificações básicas nos principais sistemas do veículo”, explica o especialista em mecânica automotiva Daniel Monteiro. 

Muitas dessas checagens permitem detectar problemas simples, que podem ser resolvidos pelo próprio condutor, ou direcionados a um profissional especializado.
Para quem vai deixar o carro parado, também é preciso de cuidados específicos, já abordados pela reportagem da CNN.

Confira abaixo as dicas do especialista: 

Sistema do Motor 

Com o veículo frio e estacionado em superfície plana, recomenda-se verificar:

  • Nível do óleo do motor;
  • Nível do líquido de arrefecimento;
  • Condições do filtro de ar, incluindo seu alojamento, tubos e conexões;
  • Estado do filtro de combustível.

Também é importante conferir as datas e quilometragens de troca, conforme especificado pelo fabricante.

Com o motor em funcionamento:

  • Observe se o indicador de temperatura está dentro da faixa normal (geralmente no centro do mostrador);
  • Certifique-se de que a luz espia de pressão do óleo permanece apagada durante variações de rotação e carga.

Sistema de Transmissão 

Com o motor ligado:

  • Verifique se o acionamento da embreagem está suave e sem esforço excessivo;
  • Avalie se a alavanca de marchas se movimenta com precisão e leveza.

Sistema de Suspensão e Direção 

Com o carro parado, fFaça uma inspeção visual dos pneus, observando:

  • Desgaste (verifique na marca “TWI” na lateral);
  • Data de fabricação (os quatro últimos dígitos do código DOT indicam a semana e o ano; pneus têm validade de cinco anos).

Com o carro em movimento (e sistemas de áudio desligados):

  • Ouça possíveis ruídos anormais na suspensão ou ao virar o volante;
  • Verifique se há folgas ou dificuldade ao esterçar;
  • Em linha reta e piso plano, solte levemente o volante e veja se o carro puxa para algum lado.

Sistema de Freios 

Com o carro desligado e em terreno plano:

  • Verifique o nível do fluido de freio;
  • Confirme se a data/quilometragem de troca está dentro do prazo.

Em terreno inclinado:

  • Ative o freio de estacionamento e verifique se o veículo permanece imóvel.

Sistema de Carga e Partida 

A maioria das baterias automotivas é do tipo chumbo-ácido, com indicador visual de carga.

Com o motor em funcionamento e diversos consumidores elétricos ligados:

  • Observe se a luz espia da bateria permanece apagada — se acender, pode indicar falha no sistema de recarga.

Sistemas Eletroeletrônicos 

Com o motor desligado:

  • Teste o funcionamento do alarme e das travas elétricas.

Com o motor ligado:

  • Verifique as luzes externas (setas, posição, farol baixo e alto);
  • Observe se há alguma luz espia acesa no painel (consulte o manual do proprietário para interpretações);
  • Teste os retrovisores elétricos;
  • Verifique o funcionamento das palhetas do para-brisa e complete a água do reservatório;
  • Avalie o funcionamento do sistema de climatização, incluindo a saída de ar para o para-brisa;
  • Teste o desembaçador do vidro traseiro.