Stellantis faz recall de 375 mil Jeeps híbridos após risco de incêndio

Montadora pede que proprietários dos modelos Wrangler e Grand Cherokee estacionem ao ar livre até que o reparo seja concluído, após 19 ocorrências de incêndio

Reuters
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A Stellantis anunciou nesta terça-feira (4) o recall de 375 mil SUVs híbridos plug-in Jeep Wrangler e Grand Cherokee em todo o mundo, após 19 relatos de incêndios causados por falhas na bateria. A montadora orienta os proprietários a estacionarem seus veículos em áreas externas até que o reparo seja realizado.

O recall afeta alguns modelos Jeep Wrangler 4xe fabricados entre 2020 e 2025, e Jeep Grand Cherokee 4xe produzidos entre 2022 e 2026.

A empresa informou que uma solução para o recall está próxima, mas até lá, os proprietários devem estacionar longe de estruturas e evitar recarregar os veículos devido ao risco de incêndio.

A Stellantis reportou à Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) 19 casos de incêndio e uma lesão relacionados ao problema. Cerca de 320 mil dos veículos afetados estão nos Estados Unidos.

A montadora informou que as baterias foram produzidas pela Samsung SDI. Uma investigação conjunta entre Stellantis e Samsung SDI determinou que um incêndio ocorrido no início deste ano foi causado pelo mesmo defeito relatado no recall de 154 mil Jeeps híbridos plug-in em 2024, após relatos de duas lesões.

Os veículos que passaram por reparos após os recalls de 2023 e 2024 precisarão ser consertados novamente, segundo a NHTSA.

A Samsung SDI não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

A Stellantis informou ter recebido nove relatos de incêndios originados na bateria em veículos Jeep Wrangler e Grand Cherokee plug-in que receberam a atualização de software no recall de 2024, e outros 10 incêndios em baterias não relacionadas àquele recall.

A Samsung SDI declarou que a causa mais provável é um dano no separador combinado com outras interações complexas dentro das células da bateria.

A montadora também havia convocado um recall de mais de 298 mil veículos nos Estados Unidos em outubro, citando risco potencial de o veículo se movimentar sozinho.

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