Teste revela distância entre nível de segurança da Ranger e da Amarok
Primeiro veículo recebeu cinco estrelas no Latin NCAP, enquanto o segundo ficou com apenas três
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) revelou que há uma distância de duas estrelas entre o nível de segurança da Ford Ranger e o da Volkswagen Amarok. A testagem apontou que a primeira tem cinco estrelas no quesito, enquanto a outra obteve apenas três. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12).
Produzida na Argentina,com sete airbags de série e controle eletrônico de estabilidade (ESC), a Ranger oferece 93,11% de proteção para adultos, 89,80% para crianças, 74,77% para proteção de pedestres e 92,01% para assistência à segurança.
A picape média mostrou estrutura estável e boa proteção para a maioria das áreas do corpo. No impacto frontal, a proteção para o peito foi adequada, enquanto o impacto lateral apresentou proteção total.
Contudo, a borda dianteira do capô mostrou resultados deficientes na proteção de pedestres.
A nota máxima concedida para a Ranger foi garantida graças ao sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), avaliado com todos os pontos possíveis tanto em cenários urbanos e estradas. Além disso, a picape foi elogiada pelo sistema de monitoramento de ponto cego.
Já a Amarok, também produzida na Argentina, obteve três das cinco estrelas possíveis. A avaliação identificou uma estrutura estável em impactos frontais, com proteção marginal para o peito do motorista.
Os testes laterais demonstraram boa proteção graças aos airbags laterais e de cortina, mas o desempenho geral foi comprometido pela ausência de tecnologias de segurança ativa robustas.
Recém-reestilizada, ela oferece seis airbags de série e obteve 80,87% para adultos, 87,08% para crianças 62,18% para proteção de pedestres e 66,28% em assistência à segurança.
A picape oferece alerta de colisão frontal e o aviso de saída de faixa, disponíveis como opcionais, apenas emitem alertas, sem intervenção ativa do veículo, o que impacta negativamente na pontuação.
A Amarok permanece em oferta no Brasil com a primeira geração, lançada em 2010. A Volkswagen teve que adaptar uma solução para o produto emitir alertas de segurança.
Na Europa e em outros mercados, a Amarok já está na segunda geração, desenvolvida em parceria com a Ford. A atual Ranger compartilha plataforma e vários elementos da nova Amarok.
“A Volkswagen deve garantir que os consumidores da América Latina recebam os mesmos padrões mínimos de segurança que em outras regiões. Os resultados do Latin NCAP destacam a necessidade de que os fabricantes se comprometam com medidas de segurança globalmente equitativas”, diz Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP.
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