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    Triumph e Ducati apostam em motos para quem quer sair do asfalto

    Marcas europeias investem em modelos de competição e recreação off-road; Brasil é considerado mercado promissor para o segmento

    Rodrigo Ginicolaboração para a CNN

    Duas das mais tradicionais marcas de motocicletas europeias resolveram encarar um novo caminho, de terra, pedras e obstáculos. Triumph e Ducati apresentaram recentemente seus modelos para motocross, como parte da aposta em um novo segmento. Em ambos os casos, os primeiros de uma gama que prevê máquinas para diferentes disciplinas off-road.

    Quatro décadas após o retorno ao mercado, sob nova direção, a Triumph lançou no fim do ano passado sua TF 250-X, equipada com um motor monocilíndrico quatro tempos de 250cc para a categoria MX1 do motocross e supercross. Os britânicos contrataram o norte-americano Ricky Carmichael, um dos maiores nomes do esporte em todos os tempos, para auxiliá-los no projeto e nos testes de desenvolvimento. O mesmo aconteceu com o pentacampeão mundial de Enduro Ivan Cervantes. As versões para a modalidade, assim como uma TF 450-X, de 450cc, são aguardadas para os próximos meses. A estreia oficial da Triumph, aliás, acontece neste sábado (3), na etapa de Detroit do AMA Supercross, o campeonato dos EUA.

    Presente no Brasil, a Triumph ainda não tem planos fechados para trazer as novas motos, mas afirma que o Brasil “é um mercado promissor” para elas.

    Desmo

    Para a Ducati, a participação em provas fora-de-estrada não é propriamente uma novidade. Nos anos 1970, a marca sediada em Borgo Panigale marcou presença no motocross e no enduro. Mais recentemente, no entanto, preferiu se concentrar em modelos de maior cilindrada e proposta estradeira, urbana ou mista (on/off-road).

    O apelo da poeira falou mais alto e a engenharia italiana se concentrou no desenvolvimento de sua moto 450cc para motocross. O motor monocilíndrico quatro tempos traz a marca registrada da Ducati: o sistema desmodrômico de acionamento das válvulas, presente no nome da moto, Desmo450 MX. Ela traz o inconfundível vermelho que se tornou sinônimo da fábrica. Também aqui um nome de peso foi contratado para emprestar sua experiência e dicas: Antonio Cairoli, nove vezes campeão mundial de motocross.

    A versão definitiva da máquina foi mostrada em janeiro, mas ainda não estará à venda. A Ducati quer usar 2024 para testá-la em competição e só então a oferecerá em suas concessionárias – algo previsto para o fim deste ano na Europa. Neste caso também são esperadas versões para enduro e até mesmo os ralis, como o Dakar.

     

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