“Cara de Lata de Lixo” ameaça líder da ultradireita em eleições britânicas
Comediante disputa assento no Parlamento britânico com Nigel Farage, do partido anti-imigração Reforma UK

A pacata vila de Clacton-on-Sea, na costa leste da Inglaterra, vai ser palco nesta quinta-feira (13) de uma das eleições mais insólitas da história do Reino Unido.
A disputa vai colocar cara a cara, literalmente, o líder do partido de ultradireita Reform UK, Nigel Farage, e um candidato chamado “Cara de Lata de Lixo” (“Binface”, em inglês).
Por mais incrível que possa parecer, os dois são, de fato, os principais candidatos nas eleições suplementares para uma vaga no Parlamento britânico representando a pequena cidade.
Farage é um político polêmico e populista, que é contra a imigração e defende posições que beiram a xenofobia e o racismo. Ele ganhou popularidade durante a campanha pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2016, quando fez alegações falsas sobre o envio de dinheiro do Reino Unido para Bruxelas.
Já “Cara de Lata de Lixo” se define como um “guerreiro espacial intergaláctico, líder dos Recyclons e vindo do planeta Sigma IX”. Ele promete, entre outras coisas, “cortar os seus impostos, mas aumentar os de todas as outras pessoas”, congelar os preços de sorvetes e croissants, construir uma única casa popular e “estatizar a cantora Adele”.
“Cara de Lata de Lixo” é o pseudônimo do comediante Jon Harvey, que resolveu se candidatar pela primeira vez há uma década, disputando uma eleição contra a então primeira-ministra Teresa May.
O candidato tem uma enorme lata de lixo na cabeça, usa sempre uma capa preta e se veste com uma grande armadura corporal que lhe dá a aparência de ser muito forte.
Ele já disputou várias outras eleições, sempre contra primeiros-ministros ou o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, que o derrotou duas vezes e chegou a lhe dar os parabéns pela campanha.
Sua última tentativa de chegar ao Parlamento aconteceu em maio, quando foi derrotado em outra eleição suplementar pelo trabalhista Andy Burnham, que voltou ao Parlamento com a vitória e assumiu em julho o posto de primeiro-ministro do país.
O comediante ganhou notoriedade se aproveitando de uma antiga e democrática tradição britânica de permitir a qualquer pessoa se candidatar a qualquer distrito eleitoral.
Isso sempre gerou candidaturas inusitadas, normalmente de protesto e sátira contra os políticos.
Mas por uma mistura de insistência na personagem e conjuntura local, “Cara de Lata de Lixo” mudou totalmente de status nesta eleição e passou a ser um dos nomes mais discutidos na política britânica no momento.
Ele se beneficiou, acima de tudo, da decisão dos partidos tradicionais de boicotarem a eleição de Clacton-on-Sea.
Renúncia de Farage
Farage provocou a realização das eleições ao renunciar ao próprio mandato no início de julho, depois do Parlamento britânico abrir investigações sobre acusações de que ele recebeu milhões de libras esterlinas de apoiadores sem declarar os recursos.
Foi uma manobra política quase simplória de Farage para tentar limpar o seu nome e continuar no posto, já que ele anunciou paralelamente que iria se candidatar à mesma cadeira nas eleições suplementares que foram convocadas depois de sua renúncia.
Como o sistema político britânico é o de voto distrital, cada vez que um político renuncia ou é afastado de seu cargo no Parlamento, as autoridades locais convocam eleições imediatamente para que o distrito continue sendo representado.
O controverso líder do partido anti-imigração afirmou que o povo de Clacton-on-Sea iria vindicar a sua posição, reelegendo-o e derrotando os candidatos dos outros principais partidos políticos do país.
Os líderes dos partidos Trabalhista, Conservador, Verde e Liberal-Democrata, no entanto, não entraram na armadilha de Farage e anunciaram que iriam boicotar a disputa.
Isso escancarou o caminho para que “Cara de Lata de Lixo” ganhasse apoio de eleitores que odeiam a ultradireita e que podem votar nele em protesto contra o radicalismo de Farage.
Bem nas pesquisas
E “Cara de Lata de Lixo” tem apoio popular. Uma pesquisa nacional mostrou que um terço dos britânicos preferiria vê-lo eleito contra apenas 21% que escolheriam o líder do Reform UK.
No distrito de Clacton-on-Sea, porém, a realidade é outra. Farage lidera com folga. Uma pesquisa local indica que ele tem 73% das intenções de voto, contra 20% para o candidato satírico.
Na eleição geral de 2024, Farage venceu pela primeira vez (depois de sete derrotas para chegar ao Parlamento) com 46,2% dos votos. Ou seja: a vitória do ultradireitista é praticamente certa.Mas o problema para Farage não é só ganhar. O problema é como ganhar.
Em uma eleição sem adversários tradicionais, com baixa participação esperada e um comediante como principal rival, qualquer resultado abaixo de uma vitória esmagadora vai levantar questionamentos em relação à viabilidade eleitoral de Farage.
Para manter sua credibilidade, o líder do Reform UK precisaria ter praticamente mais de 75% dos votos. Qualquer outro resultado vai ser comemorado não apenas por “Cara de Lata de Lixo”, mas também por todos os outros partidos britânicos.



