Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Américo Martins
    Blog

    Américo Martins

    Especialista em jornalismo internacional e fascinado pelo mundo desde sempre, foi diretor da BBC de Londres e VP de Conteúdo da CNN; já visitou mais de 70 países

    Seis países das Américas têm visão positiva do Brasil, revela pesquisa

    Às vésperas da cúpula do G20, levantamento do Pew Research Center mostra que população de Argentina, Peru, Colômbia, Chile, México e EUA veem o país de forma positiva

    Uma pesquisa de opinião feita pelo Pew Research Center revela que seis dos países mais importantes das Américas têm uma visão relativamente positiva do Brasil.

    O levantamento do importante think tank americano foi feito na Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Estados Unidos e mostra que, em média, 52% dos adultos desses países veem o Brasil de forma positiva, contra 28% que têm uma visão desfavorável.

    Em todos os países, o índice de aprovação superou o de reprovação.

    A pesquisa foi encomendada para medir a temperatura da opinião pública do continente em relação ao Brasil e seu presidente, às vésperas da realização da Cúpula de Chefes de Estado do G20, que vai acontecer no Rio de Janeiro, em novembro.

    A Argentina foi o país que registrou o maior sentimento positivo com relação ao Brasil, com 59% de aprovação e 25% de desaprovação.

    Os americanos registraram o maior índice de desaprovação, com 46% –mesmo assim, um ponto percentual a menos do que os 47% que veem o Brasil de forma positiva na maior economia do mundo.

    Peru e Colômbia também registraram importantes índices de aprovação do Brasil, com 58% e 55% respectivamente. No México, 48% aprovam e 33% reprovam o país.

    O Chile marcou a menor aprovação de todos os países, com 45% – e 30% de sentimento negativo.

    As opiniões são mais favoráveis, segundo Pew Research Center, entre jovens adultos de 18 a 34 anos. Na Colômbia, por exemplo, a aprovação do Brasil dispara para 68% entre esse grupo – comparado com 43% entre as pessoas com mais de 50 anos.

    Influência global do Brasil

    A pesquisa também revela que 49% dos adultos nas seis nações acreditam que a influência do Brasil no tabuleiro global continua a mesma, apesar de o país estar na presidência do G20 desde o início do ano.

    Apenas 13% acreditam que a posição do Brasil ficou mais forte no mundo recentemente, e outros 22% acreditam que o país se enfraqueceu.

    O país que acredita que o Brasil mais se fortaleceu é a Argentina, com 19% respondendo dessa forma –e outros 20% argumentando que o país se enfraqueceu.

    O Chile é a nação que mais viu enfraquecimento de Brasília, com 33% dizendo que o país perdeu espaço no tabuleiro global – e apenas 8% afirmando o contrário.

    Tópicos