Chuvas no RS: ministro da Defesa enviará mais aeronaves ao estado
Pelo menos sete helicópteros das Forças Armadas já foram mobilizados

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou à CNN que o governo federal irá enviar mais aeronaves para ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul, que vem sendo castigado por fortes chuvas.
De acordo com o ministro, pelo menos sete helicópteros das Forças Armadas já foram mobilizados. Desses, dois são da Força Aérea Brasileira (FAB) que já estão no local; três aeronaves do Exército; e dois da Marinha.
Múcio acionou as Forças Armadas após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conversou com o governador gaúcho, Eduardo Leite, na noite desta terça-feira (30).
O envio de aeronaves foi a principal demanda apresentada por Leite. O apelo feito pelo governador, inicialmente nas redes sociais, foi respondido em menos de meia hora.
Às 19h04, Leite publicou na rede X (antigo Twitter), "Presidente @LulaOficial, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias".
Em nova postagem, às 19h36, o governador retorna à rede e afirma já ter falado com Lula e obtido apoio.