Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

Conflito entre Israel e Irã tira foco de acordo de paz em Gaza, diz Amorim

À CNN, assessor especial da presidência da República, Celso Amorim, disse que região da Faixa de Gaza tem sido “vítima colateral” dos ataques entre governos israelense e iraniano

Compartilhar matéria

O assessor chefe especial da presidência da República, Celso Amorim, afirmou à CNN que a escalada do conflito entre Israel e Irã tem como efeito colateral tirar o foco do fim do conflito na Faixa de Gaza.

“Uma vítima colateral desses ataques é tirar o foco de Gaza. Uma reunião que estava prevista para ocorrer na ONU com vistas ao reconhecimento pleno do Estado da Palestina foi adiada. Além das mortes, esses “efeitos colaterais" são altamente prejudiciais à paz na região”, afirmou Amorim.

O Brasil tem posição histórica de defender a criação do Estado da Palestina e a convivência pacífica entre palestinos e israelenses.

O governo brasileiro iria participar, neste mês, da Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, organizada pela França e Arábia Saudita.

O encontro aconteceria entre os dias 17 e 20 de junho, mas acabou adiado pelos conflitos entre Israel e Irã. O Brasil poderia co-presidir um dos grupos de trabalho. Não há nova data definida.

Amorim reafirmou que a posição do Brasil é de condenar os ataques de Israel ao Irã, o que ele lembrou já ter sido manifestado em nota do Ministério de Relações Exteriores.