Datafolha: para PT, é hora da virada do governo; para PL, é fundo do poço
Governo e oposição divergem de pesquisa Datafolha que mostrou desaceleração da impopularidade de Lula

A nova pesquisa Datafolha sobre a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dividiu opiniões de governo e oposição, neste sábado (5), e esquentou os ânimos da disputa por 2026.
De acordo com a pesquisa, o governo é reprovado por 49% e aprovado por 48%, em empate técnico. O levantamento reafirma o cenário de polarização no país, sem dar vantagem significativa para nenhum lado. Ainda assim, o dado coloca o governo bem distante do cenário de deterioração aparente de imagem.
Para o líder do PT na Câmara, Lindberg Farias (PL-RJ), afirmou à CNN, que o dado é positivo para o governo e indica a hora da virada.
"Vamos virar, vi os dados ontem à noite. Está todo mundo animado. Agora, é ir pra cima", afirmou entusiasmado.
Já para o líder do PL, Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), está mais para derrocada do governo. "É normal, uma hora ele ia tocar no fundo do poço, eu só não imaginava um poço tão profundo de impopularidade. Discordo da pesquisa, não bate com a maioria das outras, o governo não tem 48% de aprovação nunca!".
Para pesquisadores ouvidos pela CNN, ainda não é possível apontar uma tendência. Os próximos acontecimentos do noticiário político devem indicar caminhos.



