Oposição diz ter assinaturas suficientes para criar CPI mista do INSS
Parlamentares veem comissão com integrantes das duas Casas como alternativa para furar a fila existente na Câmara
A oposição ao governo Lula (PT) no Congresso afirma ter assinaturas suficientes para criar a CPMI do INSS, nesta sexta-feira (2).
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito teria o objetivo de apurar a fraude bilionária dos descontos associativos indevidos sobre beneficiários de pensões e aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social.
São necessárias as assinaturas de 27 senadores e 171 deputados federais para pedir a abertura de uma CPMI. Na quinta (2), o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), havia dito ao WW que a comissão já contava com as assinaturas necessárias de senadores e, agora, mirava a Câmara.
Nesta semana, a oposição também conseguiu 185 assinaturas para abrir uma CPI do INSS, na Câmara. Porém, há uma fila de mais de 10 pedidos de comissões parlamentares de inquérito aguardando criação na Casa, e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve priorizá-las.
Parlamentares veem uma comissão com integrantes das duas casas - Câmara e Senado - como alternativa para furar a fila de comissões parlamentares de inquérito na Câmara.