PL avalia apoio a Elmar na disputa pela sucessão da Câmara
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou à CNN, nesta quinta-feira (22), que irá consultar a bancada do partido na Câmara sobre a possibilidade de dar apoio ao nome de Elmar Nascimento (União-BA) à presidência da Casa.
“Vamos consultar nossos deputados”, disse. De acordo com Valdemar, isso irá ocorrer nas próximas semanas.
Integrantes do partido têm manifestado apoio ao candidato do União Brasil. O PL reúne a maior quantidade de deputados da Casa. São 92 parlamentares — número suficiente para definir a eleição da presidência da Câmara, que irá ocorrer em fevereiro de 2025.
Elmar é o candidato favorito do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), e tem costurado apoios com diversas bancadas.
Na prática, Lira ainda não formalizou o nome apoiado por ele para sucessão, promete fazer isso até o fim de agosto. Além de Elmar, estão também na disputa Marcos Pereira (Republicanos) e Antônio Brito (PSD), que enfrentam resistências no PL.
O objetivo de Lira é anunciar um candidato que seja apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que não seja vetado pelo presidente Lula (PT).
Neste mês, Elmar assumiu a liderança do maior bloco político da casa, com 161 deputados. Além desse blocão, integrantes do PSB e PDT já sinalizaram apoio a ele.