Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

Planalto centraliza discussão sobre resposta a Trump

Ministérios da Fazenda, Indústria e Relações Exteriores estão encarregados por avaliar o impactos da sobretaxação do aço e do alumínio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira (à esquerda), e da Fazenda, Fernando Haddad (à direita)  • Ricardo Stuckert/PR
Compartilhar matéria

O Planalto decidiu centralizar as discussões para avaliar uma resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar o aço e o alumínio.

Muitas pastas estão envolvidas no processo, mas a ordem é que qualquer medida seja anunciada somente após aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A estratégia adotada passa por analisar o impacto da medida e negociar formas de mitigar danos, como cotas de exportação, antes de concretamente anunciar uma retaliação.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se reuniu com secretários da pasta nesta segunda-feira (10), antes da decisão de Trump ser oficializada.

Questionado por jornalistas, no entanto, evitou adiantar qualquer possibilidade de reação. Disse acreditar no diálogo.

“A parceria Brasil-Estados Unidos é equilibrada, é um ganha-ganha, nós exportamos para eles, eles exportam para nós, ganha a população", afirmou à jornalista.

Além do Ministério da Indústria, Fazenda e Relações Exteriores estão encarregados de avaliar os impactos da sobretaxação.