STF abre conta no Bluesky, rede alternativa ao X
Ainda não há postagens, mas Supremo quis evitar a proliferação de perfis falsos
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um perfil oficial, nesta segunda-feira (2), na rede Bluesky — que, entre outras plataformas, está sendo usada por internautas brasileiros como alternativa após a suspensão do X.
A princípio, não há nenhuma publicação. O tribunal abriu a conta oficial para reservar o domínio @stf.jus.br e evitar que falsos perfis proliferassem.
O tribunal costuma usar as redes como forma de divulgação de decisões monocráticas e de colegiado. Ainda não se sabe se irá migrar mesmo para o Bluesky.
A última publicação feita pelo STF no X, por exemplo, tratou justamente da suspensão da rede controlada pelo empresário Elon Musk.
Após a determinação do ministro Alexandre de Moraes de tirar o X do ar, vários perfis falsos identificados como STF surgiram no Bluesky. O tribunal solicitou à plataforma a desativação das contas.
Foram registrados também vários perfis com o nome de ministros do STF. Entre eles, o próprio Moraes. Nesse caso, o tribunal informa que nenhum ministro tem cadastro Bluesky, somente a conta oficial do STF é válida.