Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    TSE faz sessão inédita com presença de mais ministras nesta quinta (9)

    Tribunal também lança campanha sobre participação feminina na política

    TSE faz sessão inédita com presença de mais ministras nesta quinta (9)
    TSE faz sessão inédita com presença de mais ministras nesta quinta (9)

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta quinta-feira (9), a primeira sessão de sua história com maioria formada por mulheres, entre os ministros, com magistradas negras e brancas na mesma proporção.

    A maioria feminina já havia sido alcançada em outras sessões, mas nunca com a presença de duas ministras brancas e duas ministras negras: Carmen Lúcia, Isabel Gallotti, Edilene Lobo e Vera Lúcia. Serão quatro mulheres e três homens.

    O fato inédito será destaque na fala do presidente da Corte, Alexandre de Moraes, que fará o lançamento de uma nova campanha da justiça eleitoral para incentivar a participação feminina na política.

    A campanha mostra que com a ideia de que “política não é coisa de mulher” vem mudando com o tempo, mas que avanços maiores precisam ser obtidos. A participação feminina na política segue uma longa trajetória, desde 1932, com a liberação do voto feminino. A propaganda traz recortes de histórias de mulheres, de diferentes idadades, e ressalta que “juntas podemos mudar a história”.

    A partir de junho, a corte será presidida pela ministra Carmen Lúcia, que comandará o processo das eleições 2024 e também as regras que irão disciplinar o pleito de 2026.