Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

União Brasil aposta em perfil técnico para não perder espaço na Esplanada

Na terça (22), escolhido pelo governo declinou de convite para comandar o Ministério das Comunicações. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, conversou com o presidente Lula sobre o assunto

Fachada do Congresso Nacional
O escolhido vai substituir o ex-ministro Juscelino Filho  • Pedro França/Agência Senado
Compartilhar matéria

Sem consenso interno, o União Brasil avalia indicar um nome técnico para o Ministério das Comunicações. A ideia, que tem sido avaliada por integrantes da cúpula do partido, é vista como alternativa para colocar panos quentes no embate interno e não correr o risco de perder a pasta.

Como à CNN divulgou, uma opção seria Miguel Matos, presidente do Conselho de Comunicação Social.

O escolhido vai substituir o ex-ministro Juscelino Filho, demitido após denúncia por desvio de emendas parlamentares. Indicado ao ministério, o líder do União na Câmara, Pedro Lucas, rejeitou o convite nesta semana. O partido cogitou outros nomes de políticos da bancada, mas enfrenta dificuldades.

Nesta quarta (23), um interlocutor afirmou à CNN que nenhum deputado da legenda tem demonstrado interesse em assumir a função. A pasta também não iria para um senador. Por isso, a saída seria indicar um nome ligado ao setor pelo perfil técnico.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o assunto. O encontro ocorreu fora da agenda oficial dos chefes de Poderes.

O União Brasil detém três pastas na Esplanada. Além das Comunicações, também comanda as pastas de Turismo e Integração.