Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

UP: sigla da federação União Brasil-PP já é usada por partido de esquerda

Sem representação no Parlamento, a legenda se define como defensor do “socialismo revolucionário”

Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  • Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral/Fotógrafo/Luiz Roberto
Compartilhar matéria

Da combinação entre os partidos União Brasil e Progressistas pode surgir a sigla UP, de União Progressista – mesmo nome já utilizado pelo Unidade Popular, partido de esquerda registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sigla UP tem o mesmo som da palavra inglesa que transmite a ideia de positividade, algo sobre "colocar para cima". Mas as semelhanças entre os dois partidos terminam aí.

O UP de esquerda se define como um partido defensor do “socialismo revolucionário, anticapitalismo, anti-imperialismo e antirracismo”. Reconhecido oficialmente em 2019, o partido ainda não tem representação parlamentar.

Já o UP da centro-direita é fruto da articulação entre siglas que abrigam tanto aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro quanto políticos que, embora de perfil mais conservador, não rejeitam o diálogo com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma vez formalizada a federação entre União Brasil e Progressistas, será necessário oficializar a nova sigla junto ao TSE, que deverá decidir se a utilização da sigla UP poderá ser mantida.