Caio Coppolla
Blog
Caio Coppolla

Comentarista da CNN. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), é especialista em comunicação digital, colunista, consultor e palestrante

Coppolla: Proibir Bolsonaro de falar nas redes configura censura prévia

“É uma violação aos direitos humanos, um ataque ao devido processo legal e, portanto, um flagrante abuso de autoridade"

Compartilhar matéria

Proibir o ex-presidente Jair Bolsonaro de falar nas redes sociais configura censura prévia, afirmou o comentarista Caio Coppolla no programa O Grande Debate desta segunda-feira (21).

“É uma violação aos direitos humanos, um ataque ao devido processo legal e, portanto, um flagrante abuso de autoridade", ponderou.

Após Bolsonaro mostrar a tornozeleira eletrônica a jornalistas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas para que a defesa do ex-presidente se manifeste sobre um possível descumprimento da medida que o proíbe de utilizar redes sociais direta ou indiretamente.

“Por haver censura contra um réu no curso do seu processo penal, há também violação ao devido processo legal e à presunção de inocência. O Estado não poderia calar uma pessoa atacada publicamente, porque ele perderia a faculdade de se defender publicamente”, defendeu.

“Portanto, calar Bolsonaro em ambiente virtual, assim como impedir que suas entrevistas sejam publicadas na internet, é mais do que um mero 'exagero', é uma violação grave aos direitos humanos e ao Estado de Direito, com contornos de perseguição política”, concluiu.