Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Petrobras e petroquímicas enviam ajuda ao Rio Grande do Sul

Estatal está oferecendo gasolina e diesel para o corpo de bombeiros e embarcações para a Defesa Civil

RS - CHUVA/PORTO ALEGRE/RIO GUAÍBA/TRANSBORDA - GERAL - Vista aérea da enchente que atinge a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 03 de maio de 2024. O Rio Guaíba transbordou em Porto Alegre e as águas invadiram pontos da cidade, como o CT do Sport Club Internacional e o centro histórico da capital gaúcha. O nível do rio atingiu a marca de 3,14 metros na última medição, ultrapassando o limite de 3 metros. Devido à persistência das chuvas, a Defesa Civil estadual emitiu alerta orientando moradores da zona sul de Porto Alegre e das cidades de Guaíba e Eldorado do Sul a deixarem suas casas e procurarem locais seguros, como abrigos públicos. 03/05/2024 - Foto: MIGUEL NORONHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista aérea da enchente que atinge a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 03 de maio de 2024  • 03/05/2024 - Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

Empresas brasileiras do setor petroquímico encaminharam ajuda aos órgãos estatais que estão ajudando no resgate a vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Estamos profundamente envolvidos com doações, suporte e operação de resgate”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, no início do seu discurso em Houston, Estados Unidos, na Offshore Technology Conference (OTC), maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas.

De acordo com ele, a estatal está oferecendo gasolina e diesel para o corpo de bombeiros e embarcações para a Defesa Civil.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que também participa da OTC, divulgou uma nota na qual diz que “se sensibiliza com a situação de calamidade pública decretada no Rio Grande do Sul, em decorrência das fortes chuvas que assolaram a região na última semana” e que “estão trabalhando de forma ininterrupta e em conjunto com órgãos de segurança do Estado, de defesa civil, de regulação e do governo federal para levar derivados a todos os pontos de abastecimento do Estado”.

“Além da revisão de toda a logística de distribuição de combustíveis em função da interrupção de estradas e do alagamento de infraestruturas importantes, as empresas têm conduzido as ações para viabilizar o resgate de pessoas e minimizar os impactos à população: (i) doação de diesel, gasolina e querosene de aviação para Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército na região de Canoas; (ii) disponibilização de embarcações e de helicóptero para apoio às ações de resgate das vítimas; (iii) distribuição de refeições, cestas básicas, água potável, itens de higiene, roupas de cama, cobertores e colchões; (iv) alojamento para abrigar a população afetada e acomodação para funcionários das companhias e suas famílias impactadas”, diz a nota.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais