PIB ótimo não garante reeleição em país polarizado
Para repetir o feito nos próximos anos e ampliar suas chances de reeleição, Lula terá que olhar os dados por outros ângulos


A economia, por si só, já foi suficiente para eleger e reeleger presidentes. Isso mudou.
Lula venceu a eleição de 2022 sem precisar apresentar feitos econômicos significativos. Apostou no antagonismo com Bolsonaro, sendo um candidato de oposição no qual muitos votaram para não reeleger o então presidente.
Entretanto, o cenário de 2026 é diferente. Não basta mais Lula se apresentar como o oposto ao bolsonarismo. Estando no cargo, precisará agora mostrar resultados econômicos.
O PIB do primeiro ano do governo Lula 3, divulgado nesta sexta-feira (1º), é ótimo. Ele superou com folga todas as estimativas feitas pelo mercado antes e depois da posse.
Mas para repetir o feito nos próximos anos e ampliar suas chances de reeleição, terá que olhar os dados por outros ângulos.
Há muitos sinais de alerta para a economia brasileira nos dados divulgados nesta sexta-feira (1º), que, a depender da forma como o governo vai lidar com eles, podem ser determinantes para a sua reeleição.