Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    PIB ótimo não garante reeleição em país polarizado

    Para repetir o feito nos próximos anos e ampliar suas chances de reeleição, Lula terá que olhar os dados por outros ângulos

    PIB ótimo não garante reeleição em país polarizado
    PIB ótimo não garante reeleição em país polarizado

    A economia, por si só, já foi suficiente para eleger e reeleger presidentes. Isso mudou.

    Lula venceu a eleição de 2022 sem precisar apresentar feitos econômicos significativos. Apostou no antagonismo com Bolsonaro, sendo um candidato de oposição no qual muitos votaram para não reeleger o então presidente.

    Entretanto, o cenário de 2026 é diferente. Não basta mais Lula se apresentar como o oposto ao bolsonarismo. Estando no cargo, precisará agora mostrar resultados econômicos.

    O PIB do primeiro ano do governo Lula 3, divulgado nesta sexta-feira (1º), é ótimo. Ele superou com folga todas as estimativas feitas pelo mercado antes e depois da posse.

    Mas para repetir o feito nos próximos anos e ampliar suas chances de reeleição, terá que olhar os dados por outros ângulos.

    Há muitos sinais de alerta para a economia brasileira nos dados divulgados nesta sexta-feira (1º), que, a depender da forma como o governo vai lidar com eles, podem ser determinantes para a sua reeleição.