Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 23 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os Três Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Reunião Rubio-Vieira marca separação de política e comércio, vê Planalto

Planalto vê diálogo com EUA como passo para destravar negociações sobre tarifas impostas ao Brasil por Trump

Mauro Vieira conversa com Marco Rubio nos Estados Unidos
Mauro Vieira conversa com Marco Rubio nos Estados Unidos  • Embaixada do Brasil
Compartilhar matéria

O Palácio do Planalto vê a desvinculação do trilho político do trilho econômico-comercial após a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington.

Os relatos que chegaram de Washington e Brasília após a reunião ontem (16) entre ambos foi visto como uma confirmação de um aspecto considerado importante para a diplomacia brasileira de que será possível focar as negociações em termos econômicos e comerciais.

O maior sinal disso foi que a conversa, segundo o Planalto, não tratou da situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro nem do mérito das sanções aplicadas pela Casa Branca contra autoridades brasileiras, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Além disso, chamou a atenção a presença do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, que comanda o USTR — sigla para United States Trade Representative (em tradução livre, Representante Comercial dos Estados Unidos).

A percepção foi a de que a conversa foi restrita a como organizar o diálogo econômico para ver caminhos de convergência — e, aí sim, evoluir para fechar um acordo que leve ao fim do tarifaço.

O governo também entende que não havia expectativa de que a reunião resultasse em reversão das medidas e que a linha foi abordar possíveis pontos em comum para preparar o encontro — e potenciais anúncios — pelos presidentes Donald Trump e Lula.

A diplomacia brasileira trabalha com uma data para o encontro entre os dois presidentes: 26 de outubro. É o dia em que Lula estará na Malásia para a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Trump, porém, ainda não confirmou presença.