Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Aliança entre PT e Hugo Motta na Paraíba ameaça anistia a Bolsonaro

Presidente da Câmara discute possibilidade de partido apoiar seu pai, Nabor Wanderley (Republicanos), prefeito de Patos (PB), ao Senado em 2026

Compartilhar matéria

Uma aliança eleitoral regional nas eleições de 2026 virou um dos principais entraves para que avance no Congresso o processo de anistia a Jair Bolsonaro (PL)e demais condenados na trama golpista e no 8 de janeiro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), discute com o PT uma composição para apoiar conjuntamente o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do estado. O acordo incluiria também o apoio ao Senado do pai de Motta, Nabor Wanderley (Republicanos), atualmente prefeito de Patos, o reduto eleitoral da família de Hugo Motta.

Essa articulação é apontada por aliados de Hugo e também pela oposição como um dos motivos pelos quais o presidente da Câmara não abraça a pauta da anistia.

Isso porque pesquisas apontam apoio majoritário do eleitor do estado a Lula e Hugo tem receio de que uma postura dele pró-anistia possa ameaçar a aliança e, em especial, o principal projeto do presidente da Câmara em 2026, eleger o pai senador.

Isso explicaria os movimentos de Hugo contrários à anistia. Nesta semana, por exemplo, ele disse que “não há previsão nem de pauta e nem de relator” para o assunto.