Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Análise: A anistia a partidos e o teatro da política

Os três principais grupos políticos do país marcharam unidos para instituir um generoso programa de refinanciamento de dívidas

Sessão plenária da Câmara
Sessão plenária da Câmara  • 11/07/2024 - Mario Agra/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

A Câmara aprovou hoje a maior anistia financeira a partidos políticos da história. A estimativa é de que pelo menos R$ 30 bilhões de recursos públicos geridos por partidos se livrem de qualquer fiscalização.

O projeto teve o apoio do PT, do Centrão e dos bolsonaristas.

Os três principais grupos políticos do país marcharam unidos para instituir um generoso programa de refinanciamento de dívidas, anular irregularidades e eliminar regras que tornam mais democrática a disputa eleitoral no país.

A aprovação quase unânime da PEC por grupos tão antagônicos na arena político-eleitoral sugere que toda essa rivalidade que se vê na superfície é um teatro com dois grandes objetivos: um, o de animar as torcidas. E o outro, de manter todos os atores atuando no palco e gerindo sem maiores ameaças seus próprios negócios.