Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

William Waack

Análise: Moraes poupa Cid por delação

Um mandado de prisão até chegou a ser emitido na madrugada, mas foi transformado, horas depois, em uma busca e apreensão

Compartilhar matéria

Brasília amanheceu hoje sob a expectativa da prisão do delator Mauro Cid, por mentir, segundo a revista "Veja", ao Supremo Tribunal Federal.

Um mandado de prisão até chegou a ser emitido na madrugada, mas foi transformado, horas depois, em uma busca e apreensão.

A operação toda confundiu o ambiente. Primeiro, porque impôs ao público um fato novo: o suposto plano de fuga de Cid. Segundo, porque esse fato novo — de menor gravidade — não afeta muito o julgamento de Bolsonaro em si.

Mas esse fato novo se misturou com o fato revelado na véspera — aí, sim, grave — de uma suposta mentira que poderia levar à anulação da delação e da investigação da trama golpista.

Acabou que Cid — que seria preso — foi dormir em casa. E o sanfoneiro Gilson, que nem estava na história, passou o dia preso.

A operação toda confundiu o ambiente. E parece ter sido mesmo essa a intenção.

Análise: Moraes poupa Cid por delação | Blogs | CNN Brasil