Governadores defenderam em reunião pacote legislativo anti-CV; veja medidas
Chefes dos Executivos estaduais também parabenizaram o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), pela megaoperação
A reunião dos governadores de oposição no Rio de Janeiro na noite de quinta-feira (30) resultou, além do anunciado "consórcio da paz", na defesa de um pacote de medidas legislativas para o combate à criminalidade.
No pacote defendido por eles estão:
- o projeto de lei que tipifica condutas terroristas;
- a punição com mais rigor de quem comete homicídio contra agentes públicos;
- ampliação da punição de criminosos reincidentes;
- a facilitação da perda de patrimônio por parte de organizações criminosas, como o sequestro de bens de criminosos já no indiciamento e a vedação de pagamento de advogados com recursos ilícitos;
- permitir a prisão de integrantes de organizações criminosas já após a condenação em segunda instância;
- a punição de empresas que atuam em falsificação e sonegação.
Além disso, os governadores também parabenizaram o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), pela operação de terça-feira (28) e manifestaram solidariedade pelos policiais mortos.
Disseram que uma operação de grande porte hoje é absolutamente necessária, pois na visão deles não é mais possível falar em operação policial simplesmente já que a situação é de um conflito armado de longa duração e de alta intensidade. Concluíram que a ação desta semana era necessária e isso precisa ser reconhecido.
Também foi falado de "oportunidade de libertação". Ou seja, utilizar o episódio como uma oportunidade para alterar a história da segurança pública no país.



