Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    Moraes rejeita novo pedido de soltura e mantém prisão de Filipe Martins

    PGR já se manifestou a favor da soltura do ex-assessor de Bolsonaro

    Moraes rejeita novo pedido de soltura e mantém prisão de Filipe Martins
    Moraes rejeita novo pedido de soltura e mantém prisão de Filipe Martins

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou mais um pedido de soltura de Filipe Martins (na foto acima), que foi assessor internacional da Presidência durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

    A informação foi confirmada à CNN pela defesa de Martins, que disse ter recebido a intimação da decisão nesta quarta-feira.

    Martins está preso desde o dia 8 de fevereiro. Ele foi alvo da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.

    A prisão foi baseada no argumento de que ele teria saído do Brasil a bordo de um avião presidencial em 30 de dezembro de 2022, com o então presidente Jair Bolsonaro.

    A Procuradoria-Geral da República já se manifestou pela soltura de Martins no dia 1º de março de 2024.

    No último pedido apresentado, no dia 23 de abril, a defesa juntou o que considera um novo e relevante elemento para comprovar que ele não deixou o país no avião presidencial que deixou Brasília rumo aos Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2022.

    Trata-se de uma resposta do U.S. Customs and Border Protection, do Department of Homeland Security, órgão responsável pela entrada de estrangeiros nos Estados Unidos, a um pedido da defesa sobre o registro de entrada de Martins no país.

    O órgão americano disse que seu sistema não possui registro da entrada dele em Orlando na data de 30 de dezembro de 2022, quando Bolsonaro e comitiva pousaram no país. E que sua última entrada ocorrera em setembro de 2022, por Nova York.