Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 23 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os Três Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

MST articula brigada para defender chavismo na Venezuela

Movimento prevê série de ações em janeiro em prol da libertação de Nicolás Maduro

Compartilhar matéria

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) articula uma brigada de apoiadores para ser enviada à Venezuela e defender o regime chavista diante de um ataque dos Estados Unidos.

O movimento já tem, há mais de vinte anos, representantes no país em um programa associado ao governo venezuelano, com foco na produção de produtos orgânicos e na agricultura familiar.

A ideia agora é que sejam formados grupos para, segundo o próprio MST, “contribuir com a defesa da soberania do país e com o fortalecimento das comunas”.

A iniciativa se insere em um pacote de medidas que o movimento prepara com o objetivo de manifestar solidariedade ao chavismo e pedir a libertação de Nicolás Maduro.

Uma delas, por exemplo, é a organização de um boletim diário chamado “Venezuela em Foco”, com informações verificadas sobre a conjuntura atual da Venezuela e, segundo o MST, para combater a desinformação acerca do país.

Outra é um calendário de ações neste mês para debater a situação da Venezuela.

No dia 17 de janeiro, por exemplo, haverá a Plenária Nacional de Mobilização, com o tema “Liberdade para Maduro e Cília, já! Fora Trump da América Latina!”.

Entre 19 e 23 de janeiro ocorrerão plenárias estaduais de mobilização para o dia 28 de janeiro, escolhido para ser o “Dia Continental de Mobilização — Liberdade para Maduro e Cília, já! Fora Trump da América Latina”.

No dia 20 de janeiro haverá o “Dia de conscientização nas redes, nos meios de comunicação e nos territórios das organizações”, com a campanha “Fora Trump da América Latina”, em diálogo com as mobilizações massivas previstas nos Estados Unidos contra Trump.