Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira
    Blog

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    Taxa das blusinhas: governo e Congresso fecham acordo para alíquota de 20%

    Lira e Lula conversaram nesta terça-feira sobre o assunto em busca de um acordo que chegasse um caminho do meio

    O governo federal e o Congresso fecharam, na noite desta terça-feira (28), um acordo para aprovação da “taxa das blusinhas”, o percentual a ser cobrado em compras internacionais inferiores a US$ 50.

    Pelo acordo, a alíquota será de 20%.

    O relator do texto, deputado Átila Lira (PP-PI), havia protocolado, no início da noite, uma alíquota de 25%.

    Ambos os percentuais são bem inferiores aos 60% que seriam cobrados caso a cobrança fosse eliminada por completo do texto.

    O texto com os termos do acordo já foi apresentado pelo relator.

    A construção se deu a partir da operação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que defende a taxação. O governo era contrário pois temia impacto na popularidade do presidente Lula.

    Lira e Lula conversaram nesta terça-feira sobre o assunto em busca de um acordo que chegasse um caminho do meio.