Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Tempo de Lula no exterior em três mandatos equivale à soma de FHC, Dilma, Temer e Bolsonaro, diz relatório

Levantamento completo será apresentado no "Farol da Oposição", novo boletim semanal do Instituto Teotônio Vilela, o órgão de assessoramento do PSDB

O presidente República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa da cerimônia de inauguração da nova sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), no Edifício Berrine One, em Itaim Bibi, na zona sul da capital paulista, nesta sexta-feira, 12 de abril de 2024. Lula estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin, do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad,e do Ministro da Defesa, Ricardo Lewandowski. 12/04/2024 - Foto:   • ANDRÉ RIBEIRO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

Um levantamento que o PSDB divulgará nesta terça-feira (23) aponta que o presidente Lula passou no exterior, ao longo dos três mandatos, o equivalente à soma dos dias dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

O levantamento completo será apresentado no "Farol da Oposição", novo boletim semanal do Instituto Teotônio Vilela, o órgão de assessoramento do PSDB.

O documento diz que ao retornar da Colômbia na última quarta-feira (17), “Lula completou 545 dias passados no exterior como presidente da República. Significa que, ao longo de seus três mandatos, até agora, Lula ficou um ano e seis meses ausente do país. Nenhum outro presidente brasileiro passou tanto tempo no exterior".

Na sequência, diz que "a comparação entre todos os cinco presidentes da República que o país teve ao longo destes últimos 30 anos revela que o tempo dedicado por Lula a viagens internacionais supera, com larga margem, o de todos os demais".

E faz a comparação com os antecessores: "Desde 1995 até agora, FHC, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro passaram, somados, um total de 1.166 dias fora do país. Desse total, 46,7% do tempo foi gasto por Lula.

Ou seja, os 545 dias de viagens de Lula equivalem a quase todos os períodos de todos os demais presidentes somados. Foram 246 ausências do país até agora, considerando as viagens internacionais nos dois mandatos entre 2003 e 2010 e na atual gestão até 17 de abril de 2024”.

Ainda segundo o Instituto Teotônio Vilela, "Argentina (21), EUA (15) e Venezuela (13) lideram o ranking de nações com mais visitas realizadas por Lula".

O boletim afirma ainda que "na atual gestão, são 74 dias viajando para o exterior. Ou seja, dois meses e 14 dias fora do Brasil em pouco mais de 15 meses. A marca, porém, ainda fica bastante distante do recorde anual de Lula: 92 dias, ou seja, mais de três meses no exterior, em 2009".

O partido informa que considerou no levantamento "presença em território estrangeiro as datas que constam da agenda oficial do mandatário, disponibilizada no site da Presidência da República, desde a data da decolagem do Brasil até a volta ao país, independente do tempo da ausência, em horas, no respectivo dia".