Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Clarissa Oliveira
    Blog

    Clarissa Oliveira

    Viveu seis anos em Brasília. Foi repórter, editora, colunista e diretora em grandes redações como Folha, Estadão, iG, Band e Veja

    Bolsonaro planeja ofensiva contra Lula no Nordeste

    Ordem é mobilizar a direita e organizar viagens para enfraquecer o petismo

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a desenhar nos bastidores o plano de uma ofensiva no Nordeste do País. A ideia é mobilizar a direita na região, com o objetivo de enfraquecer a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    A estratégia começou a ser pensada diante das últimas pesquisas, que apontam a perda de popularidade do governo no Nordeste do País, região que, historicamente, dá sustentação aos governos petistas. O roteiro ainda não foi definido, mas a ideia é que o próprio Bolsonaro amplie a agenda de viagens na região, junto com outros líderes de direita.

    O novo plano do bolsonarismo pega embalo nos resultados da última pesquisa Datafolha, que apontou uma forte queda na popularidade do governo Lula. Em dois meses, houve recuo de 11 pontos na fatia dos entrevistados que considera o governo ótimo e bom, alcançando 24%. No Nordeste, em especial, a queda foi de 16 pontos, alcançando 33%.

    Os bolsonaristas também se animaram com os resultados de um levantamento Paraná Pesquisas, que mediu as intenções de voto para presidente em um cenário com Bolsonaro — apesar de o ex-presidente estar inelegível. Os números mostram o ex-presidente numericamente à frente, com 36% contra 33,8% de Lula. Os números configuram empate técnico, dada a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

    Tópicos