Clarissa Oliveira
Blog
Clarissa Oliveira

Viveu seis anos em Brasília. Foi repórter, editora, colunista e diretora em grandes redações como Folha, Estadão, iG, Band e Veja

Edinho pede apoio de Gleisi para presidir PT

Candidato de Lula, ex-prefeito acena à correligionária em meio a racha interno na legenda

Compartilhar matéria

Na véspera da chegada de Gleisi Hoffmann (PT) à Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva fez um aceno à correligionária e pediu expressamente seu apoio para disputar a presidência do PT.

Edinho distribuiu à sua base de contatos um vídeo gravado durante uma plenária do partido, no qual diz torcer para que Gleisi o apoie na disputa e lembra que endossou o nome da nova ministra da articulação política quando ela própria disputava o comando partidário.

“Eu quero muito ser presidente do PT com o apoio da presidenta Gleisi. Eu quero ser o candidato da presidenta Gleisi. Pra mim a Gleisi é a maior presidenta da história do PT”, diz Edinho na gravação.

A fala foi disseminada em meio à forte disputa interna que se instalou no comando nacional petista. Candidato escolhido por Lula para presidir a legenda, Edinho vem enfrentando resistência de uma ala ligada a Gleisi, que tenta construir uma candidatura alternativa para sucedê-la.

O grupo chegou a ensaiar outras alternativas, como o deputado José Guimarães. Mas agora fala em criar as condições para que o senador Humberto Costa, escolhido para um mandato-tampão até julho, se apresente como opção definitiva para o posto. Costa tem reiterado que seguirá a orientação de Lula na eleição interna e nega ter a pretensão de permanecer no comando da legenda.

Nos bastidores, aliados de Edinho viram com bons a escolha de Costa para a vaga e avaliam que a proximidade do senador com Lula será decisiva na reta final. O grupo do ex-prefeito também aposta que a ida de Gleisi para um ministério robusto como o da articulação política pode ajudar a pacificar a disputa interna, com um possível endosso da nova ministra.

Edinho pede apoio de Gleisi para presidir PT | Blogs | CNN Brasil