Governo Lula entra em “modo de espera” e monitora relação Delcy-Trump
Ordem é aguardar evolução do diálogo; ala do Planalto vê provável cooperação venezuelana com EUA
À espera do retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Brasília nesta terça-feira (6), o governo federal entrou em “modo de espera” diante da crise da Venezuela.
A ideia é monitorar a evolução do relacionamento entre o governo interino da venezuelana Delcy Rodríguez e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de avaliar os próximos passos da estratégia brasileira em relação à crise.
O pano de fundo é a percepção de que pode ter havido cooperação de setores ligados a Nicolás Maduro, avaliou um assessor palaciano em conversa com a CNN.
Diante desse cenário, um ponto pacífico nos bastidores do governo é que o assunto Venezuela seguirá sendo tratado como um “assunto de Estado” e não como uma discussão política.
A ideia é seguir um roteiro parecido com o que foi feito no auge da polêmica sobre o tarifaço dos Estados Unidos. Naquele momento, o governo Lula concentrou-se no debate técnico e econômico, evitando embarcar em um embate com o bolsonarismo sobre o julgamento da trama do golpe e o STF (Supremo Tribunal Federal).
Até segunda ordem, o governo seguirá adotando tom cauteloso em relação à crise, com um discurso de defesa da soberania, porém sem críticas diretas a Donald Trump ou menções a Maduro.
A reavaliação de cenário, agora, será feita pessoalmente pelo presidente Lula, assim que desembarcar em Brasília. Ele passou o fim de ano na reserva da Marinha na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, de onde comandou remotamente a resposta à crise venezuelana.



