Cleber Rodrigues
Blog
Cleber Rodrigues

Gaúcho radicado no Rio. Há quase 20 anos traduzindo os fatos com leveza, responsabilidade e bons bastidores. Quase sempre acompanhado de um café.

Lula diz que Globo "descobriu que não é dona de tudo" após cancelar debate

Em ato no Rio, nesta sexta-feira (2), candidato do PT criticou a TV Globo após a emissora cancelar o debate dos presidenciáveis

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, criticou a TV Globo nesta sexta-feira (2), durante caminhada de campanha no centro do Rio de Janeiro.

Ao comentar o debate presidencial que estava previsto para essa quinta-feira (1º) e acabou cancelado pela emissora, Lula afirmou que a Globo estava tentando entender a ausência dele no programa. O presidente optou por participar, no mesmo horário, de uma entrevista ao Flow Podcast.

Lula também comparou a repercussão da entrevista com a audiência da programação da emissora.

“A Globo está até agora pensando o que aconteceu, por que o Lula não veio ao debate, e o podcast que eu participei teve mais audiência do que a novela”, disse, em cima de um minitrio.

Segundo Lula, a ausência no debate foi um exemplo de que, se houver coragem, ninguém é manipulado pelos meios de comunicação.

“Ela descobriu que não é a dona de tudo”, afirmou o petista.

O debate da Globo foi cancelado depois de decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Supremo Tribunal Federal (STF) alterarem regras previamente estabelecidas para o programa. Lula já havia informado que não participaria do debate. Flávio Bolsonaro (PL), que inicialmente havia confirmado presença, também desistiu horas antes do início.

Durante o ato no Rio, Lula também pediu que apoiadores conversem com eleitores com mais de 70 anos, faixa em que o voto é facultativo. O presidente voltou a defender a vitória no primeiro turno e fez críticas a Flávio Bolsonaro (PL), ao mencionar casos relacionados ao Banco Master e à Previdência Social.

Lula disse ainda que o Brasil é soberano e que as terras raras e o petróleo pertencem ao povo.

A caminhada da Candelária até a Cinelândia, no centro do Rio, foi acompanhada por apoiadores e pelos candidatos ao Senado Benedita da Silva (PT) e Pedro Paulo (PSD), além do prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere (PSD). Apesar de ter sido citado por Lula durante o ato, Eduardo Paes (PSD), que concorre ao governo do estado e compõe o palanque do PT no Rio, não participou da caminhada.