Débora Bergamasco
Blog
Débora Bergamasco

Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

Ministério dos Direitos Humanos começa força-tarefa para emissão de documentos no RS

Disque 100 também será disponibilizado para que população relate desaparecimentos, peça resgate ou ofereça doações

As cidades provisórias serão equipadas com cômodos para as famílias, além de áreas comuns como banheiros com chuveiros
As cidades provisórias serão equipadas com cômodos para as famílias, além de áreas comuns como banheiros com chuveiros  • 02/05/2024 / Jeff Botega/Agencia RBS via REUTERS
Compartilhar matéria

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, informou à CNN que equipes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Cidadania estão no Rio Grande do Sul para fazer um levantamento da demanda da população para providenciar a emissão de documentos perdidos nas enchentes.

A pasta também destacou a disponibilização de novos canais do Disque 100, meio pelo qual a comunidade pode relatar desaparecimento, pedir resgate, oferecer doações ou até se voluntariar para trabalhar nas regiões afetadas, além de denunciar violação de direitos humanos e relatar situações de crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados dos seus responsáveis.

"Desde o primeiro momento, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania está mobilizado e integra os esforços do Governo Federal para dar todo o apoio necessário ao Rio Grande do Sul, que sofre diante da tragédia que assola todo o estado. Não mediremos esforços para garantir que os atingidos acessem os seus direitos e tenham sua dignidade restabelecida", disse o ministro Silvio Almeida à CNN.

Nesta semana, uma nova força-tarefa também será enviada para mapear as necessidades de crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, presos e adolescentes em medidas socioeducativas. Neste caso, trata-se de uma ação interministerial.