Argentina ainda não aderiu à aliança contra fome; mais de 80 países já formalizaram compromisso
Somando instituições, número passa de 140 adesões; Aliança Global Contra Fome é legado da presidência brasileira
Mais de 80 países já formalizaram a adesão ao plano de Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa da presidência temporária do Brasil no G20. Países como Estados Unidos, China, França, Alemanha, Índia, Austrália, Noruega e Bangladesh assinaram os termos de compromisso.
A Argentina, que tem sido uma voz dissonante nesta edição do G20, ainda não formalizou interesse em participar. Mas o presidente argentino Javier Milei ainda pode mudar de ideia.
Instituições financeiras também se engajaram formalmente no projeto, como o Banco dos Brics e o Banco Mundial, além de organizações não governamentais.
Para aderir, cada país precisa assinar um documento com diversos termos de compromisso, especificando de que maneira poderão participar. Há várias formas. Uma delas é compartilhando experiências de sucesso em políticas públicas no combate à fome e desigualdade.
Outra maneira é com repasse de recursos ou oferecendo condições favoráveis de financiamento. Há também os países que aderem como interessados em receber ajuda, se comprometendo a prestar contas e contrapartidas.