Débora Bergamasco
Blog
Débora Bergamasco

Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

Desempenho de Biden foi "triste" e "tiro no pé", dizem fontes diplomáticas

Diplomatas traçam cenários para eventual volta de Donald Trump à Casa Branca

Compartilhar matéria

O desempenho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no debate presidencial desta quinta-feira (27), promovido pela CNN, foi considerado "triste" e "um tiro no pé" por fontes diplomáticas ouvidas pela reportagem.

As avaliações foram feitas por diplomatas brasileiras, de forma reservada, mas demonstram preocupação com o resultado das eleições americanas.

Em caso de vitória do ex-presidente Donald Trump, uma dessas fontes, ao ser questionada se seria mais difícil haver visitas mútuas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o republicano, respondeu ser "bem difícil" imaginar uma "diplomacia presidencial ativa" entre Brasil e Estados Unidos.

Ponderou, no entanto, que as relações devem seguir funcionando entre atores econômicos, sociais e mesmo entre a burocracia, "mas num nível bem mais baixo".

Outro diplomata avaliou que, se Trump voltar à Casa Branca, ele terá "muitas outras prioridades", mesmo em política externa -- deixando o Brasil longe das prioridades da Casa Branca e do Departamento de Estado.