Débora Bergamasco
Blog
Débora Bergamasco

Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

COP30

Lula deve reforçar soberania do Brasil em discurso na ONU

Fala do presidente brasileiro abrirá assembleia geral; EUA discursam na sequência

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve reforçar a soberania do Brasil durante o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. A reunião está marcada para o próximo dia 24, em Nova York.

Por tradição, o presidente brasileiro é sempre o primeiro a falar. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve falar na sequência.

Segundo apurou a CNN, Lula não pretende citar nem Trump nem os EUA nominalmente. Entretanto, deve mandar recados claros contra interferência em questões internas do Brasil.

A previsão é de que o petista também reforce defesa pelo multilateralismo, medidas climáticas eficazes – ressaltando a realização da COP-30 – e o fim das guerras em curso.