Relator de proposta para anistiar condenados do 8/1 trabalha em três versões de texto
Deputado Rodrigo Valadares busca diálogo com ministros o STF e apoio de parlamentares; proposta, no entanto, não tem sinais de avanço

O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) deve se reunir nesta terça-feira com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça para dialogar sobre a Proposta de Emenda à Constituição para anistiar os condenados nos atos do dia 8 de janeiro de 2022.
Valadares é relator do texto, que está parado na Câmara, longe de ter consenso. Tanto que o parlamentar trabalha em três versões. A ideia do deputado é sentir qual tem mais chance de prosperar.
Na semana passada, Valadares esteve com o decano da Suprema Corte, Gilmar Mendes. "De fato, senti resistência do ministro em relação a este assunto. Mas o clima é algo que se pode construir com diálogo, informação e oração. É isso que tenho feito", disse à CNN.
Na última segunda-feira (25), o ministro Gilmar Mendes disse à CNN Portugal que não vê clima no Brasil para anistiar os que participaram dos ataques às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília.
“As marcas que lá deixaram (os que atacaram as sedes dos Três Poderes) mostravam uma raiva e um ódio muito grandes contra a Corte (STF)”, disse o magistrado em entrevista ao CNN Radar Internacional, da CNN Portugal.