Brasileiros optam por ovos de Páscoa artesanais e geram oportunidades para pequenos empreendedores
76% dos brasileiros devem optar este ano pelos ovos feitos em casa, mostra pesquisa


A Páscoa, tradicionalmente, é uma data em que muitas pessoas aproveitam para empreender, e um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, mostra que esse ano não será diferente.
Com a tendência de alta do valor dos ovos de Páscoa nas lojas, recorrer aos artesanais será a saída para 76% dos brasileiros.
Sinal positivo para 18% dos entrevistados, que dizem que têm planos de produzir e vender chocolates nesse período, sendo que 10% devem se dedicar apenas a essa atividade durante a Páscoa, aproveitando a alta demanda sazonal para gerar renda extra.
As mulheres e os brasileiros de classes econômicas mais baixas são os que mais se engajam nestas iniciativas empreendedoras, indicando uma tendência de que a Páscoa pode representar um período de significativa atividade econômica para esses grupos.
Na avaliação de Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva,“a Páscoa é claramente um período que incentiva o empreendedorismo e o consumidor está alinhado com isso, já que tem a intenção de investir seu dinheiro comprando produtos de pequenos produtores. Este alinhamento pode fortalecer a economia local e incentivar um círculo virtuoso de crescimento econômico e sustentabilidade”.
Páscoa em família
O levantamento, feito entre os dias 19 e 27 de fevereiro, com 1.515 pessoas de todas as regiões do país, também revela o comportamento dos brasileiros durante a Páscoa em relação às comemorações.
Cerca de 82% dos entrevistados devem comemorar a data, sendo que a maioria prefere celebrar com um almoço familiar. Outros 25% costumam ir a eventos religiosos, e 21% querem trocar ovos de chocolate ou presentes na ocasião.
Para 88% dos entrevistados, a Páscoa é um momento para se passar com a família. Os dados ainda mostram que 75% dos brasileiros planejam presentear alguém optando por ovos de Páscoa.