Débora Oliveira
Blog
Débora Oliveira

Certificada pelo Programa B3 de Formação Continuada em Mercado de Capitais para jornalistas com atuação em grandes emissoras, como SBT, Band e RedeTV, e analista de economia sem economês

CNN Brasil Money

Fake news circulam no “X” usando nome de Gabriel Galípolo, que assumirá BC

Perfil cita supostas falas do atual diretor de política monetária em relação a uma moeda do Brics e em como isso poderia proteger o mercado da influência do dólar

Gabriel Galípolo, presidente do BC
Gabriel Galípolo, futuro presidente do BC  • Diogo Zacarias / Ministério da Fazenda
Compartilhar matéria

Em dia de divulgação da Ata do Comitê de Política monetária e de dólar atingindo a máxima histórica dos R$ 6,20, apesar das intervenções do Banco Central com leilões à vista para conter a disparada do câmbio, um perfil suspeito da rede social “X” com cerca de 3.500 seguidores postou notícias falsas usando o nome do próximo presidente do autarquia, Gabriel Galípolo.

Nas postagens, o perfil cita supostas falas do atual diretor de política monetária em relação a uma moeda do Brics e em como isso poderia proteger o mercado da influência do dólar.

Em outro post o autor da publicação, que não é identificado, diz que Galípolo considera a alta do dólar artificial, que não enxerga o cenário com preocupação e que a meta é fazer a moeda americana retornar aos R$ 5,00 em 2025.

• Reprodução/Redes sociais
• Reprodução/Redes sociais

Os publicações do perfil que diz que fala de “visão estratégica que transforma insights em ações” estão sendo replicadas na rede social, circulam em grupos do mercado e chegaram ao conhecimento da diretoria do Banco Central, que negou ao blog qualquer que sejam as informações divulgadas neste perfil, portanto trata-se de fake news.

Gabriel Galípolo está em Brasília e não teve em sua agenda nenhuma participação em eventos onde pudesse dar qualquer tipo de declaração.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais