Elijonas Maia
Blog
Elijonas Maia

Maranhense radicado em Brasília, cobre investigações policiais e os bastidores da segurança pública há 15 anos

Vorcaro foi avisado de reunião de delegados da PF no Banco Central

Em mensagens ao número “Alexandre Moraes”, então banqueiro diz que “amigos do Bacen" ficaram preocupados e avisaram; caso foi 17 dias antes da prisão

Compartilhar matéria

Uma sequência de mensagens trocadas entre o então banqueiro Daniel Vorcaro e o número “Alexandre Moraes Brasília” mostra que ele foi informado 17 dias antes de sua primeira prisão preventiva de uma reunião entre delegados da PF (Polícia Federal) responsáveis pela investigação no Banco Central por seus “espiões”.

A conversa é de 30 de outubro do ano passado, data em que escreveu em seu bloco de notas os nomes dos investigadores: Dennis Cali, Guilherme, Wilker, Janaína, Daniel de Brito.

Cali é diretor de combate ao crime organizado e à corrupção da PF, que havia assumido o posto há três meses; Guilherme Alves, delegado da mesma diretoria; Wilker Goulart, agente da PF que investiga o Master desde 2020; e Janaína Palazzo, responsável pelo primeiro inquérito e primeira prisão de Vorcaro.

Na sequência, Vorcaro diz que esses investigadores estiveram pessoalmente no Banco Central. "O problema é falar com o Bacen que farão em breve medida contra mim. Acho que após reunião com ambos e tendo conforto dos dois, valeria a pena dar segurança pro G [galípolo, presidente do BC] que não haverá sacanagem".

Em seguida, o banqueiro explica como soube da reunião dos investigadores antes da sua prisão: de pessoas de dentro do Bacen que são meus amigos e ficaram preocupados. Eles participaram das reuniões, por isso info 100%. Eu só não pode queimá-los, porque tinham poucas pessoas, e saberão que eles me falaram, se isso chegar no G [Galípolo]. Então temos só que ter cuidado de como conduzir com o G depois".

Após receber informações da investigação e medida contra ele, questiona: aquele mesmo juiz Ricardo [Leite, responsável pela relatoria no ano passado]. "E o Galípolo tá sabendo? Conseguimos fazer algo? Acha que segunda já tenho que estar fora?"

Vorcaro, de fato, antecipou uma viagem ao Oriente Médio em um dia, mas a PF se antecipou e ele foi preso de madrugada antes de embarcar.