Fernando Nakagawa
Blog
Fernando Nakagawa

Repórter econômico desde 2000. Ex-Estadão, Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Gazeta Mercantil. Paulistano, mas já morou em Brasília, Londres e Madri

CNN Brasil Money

Ministro do TCU que questiona BC é médico e relatou cidadania de Hamilton

Ex-deputado por Roraima pelo Republicanos, Jhonatan de Jesus cobra explicações da autoridade monetária sobre a liquidação do Banco Master

Fachada Tribunal de Contas da União - TCU
Fachada do TCU (Tribunal de Contas da União)  • Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O homem do Tribunal de Contas da União (TCU) que questiona a atuação do Banco Central (BC) não é um economista, auditor nem formado em direito.

Relator do processo que apura o caso Banco Master, o ministro Jhonatan de Jesus é médico de formação e fez carreira na política. Filiado ao Republicanos, foi deputado federal por quatro mandatos.

Longe do consultório e do plenário, a caneta do médico está, agora, voltada para o mercado financeiro.

O ministro adotou um tom duro contra o BC. Ele criticou a resposta inicial da autoridade monetária sobre o Master, classificando o documento como uma “exposição sintética de cronologia” desacompanhada de provas documentais.

O ministro exige, agora, uma “reconstrução documental minuciosa” de todo o passado recente da instituição financeira.

No despacho, o ministro diz que o foco é entender como o órgão supervisor permitiu o “crescimento acelerado” e atípico da instituição a partir de 2019 – ainda na gestão de Roberto Campos Neto.

Também quer detalhes sobre o que ocorreu na “janela crítica” de 17 e 18 de novembro de 2025, dias antes da liquidação – já na gestão Gabriel Galípolo, quando propostas de compra teriam sido apresentadas e descartadas.

Antes de assumir a cadeira vitalícia no TCU em 2023, Jhonatan construiu sua carreira política no estado de Roraima. Eleito deputado federal quatro vezes consecutivas, teve atuação marcada por pautas do desenvolvimento regional.

Entre os temas mais importantes, o então deputado foi autor da lei que transferiu terras da União para Roraima e Amapá, uma pauta histórica do agronegócio.

De perfil conservador, o então parlamentar também pautou projetos ligados à religião, como a tentativa de criar o “Dia Nacional do Pastor Evangélico”. A proposta foi aprovada, mas com o texto de outro deputado do Republicanos.

O episódio mais pop de sua trajetória legislativa talvez tenha sido sua atuação no projeto que concedeu o título de “Cidadão Honorário do Brasil” ao heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton.

Embora a ideia original não tenha sido dele, coube a Jhonatan de Jesus a função de relator da proposta em 2022. O parecer favorável, e o deputado lembrou da relação carinhosa do piloto inglês com o público brasileiro e suas homenagens a Ayrton Senna.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais