Gabriel Monteiro
Blog
Gabriel Monteiro

Formado em jornalismo. Especializado em economia e negócios. Traduz o mercado e empresas. Gosta de gente e quadrinhos.

CNN Brasil Money

CES: Sony e Honda querem transformar carros em centrais de entretenimento

Modelo começará a ser entregue ao final de 2026; versão de entrada chega ao mercado só em 2027

Versão final do Afeela 1 apresentado na CES
Novo modela no Afeela 1 apresentado na CES  • Gabriel Monteiro/CNN
Compartilhar matéria

Destaque na CES, a Sony Honda Mobility, joint venture entre Sony e Honda, apresentou a versão final do Afeela 1, seu primeiro carro.

O sedã totalmente elétrico chega ao mercado da Califórnia no final de 2026. Depois, será comercializado em outras regiões dos Estados Unidos e deve também ser vendido no Japão.

Apesar de não descartar totalmente a entrada no mercado latino-americano, a baixa variedade de mercados para o primeiro modelo da marca dá indícios de que dificilmente haverá presença oficial da companhia em solo brasileiro.

 

 

O modelo será comercializado em duas versões: Origin e a Signature. A versão básica, no entanto, só deve começar a ser entregue em 2027. Os preços variam entre US$ 89.900 e US$ 102.900.

O modelo é equipado com direção autônoma assistida de inteligência artificial e com 40 sensores presentes dentro e fora do carro.

Com proposta de transformar o carro em uma plataforma de entretenimento, o modelo traz sistema de áudio imersivo com 28 alto-falantes e uma central multimídia panorâmica integrada ao painel.

O sistema operacional do veículo é compatível com o Remote Play dos consoles PlayStation 4 e PlayStation 5, e permite que os ocupantes joguem títulos das plataformas durante as viagens.

Parte traseira do carro da Sony Honda Mobility que possui televisão com jogo de videogame • Gabriel Monteiro/CNN
Parte traseira do carro da Sony Honda Mobility que possui televisão com jogo de videogame • Gabriel Monteiro/CNN

O General Manager da Sony Honda, Jun Koketsu, diz que o principal objetivo da marca é criar uma nova experiência. “Queremos redefinir o relacionamento entre pessoas e a mobilidade”.

Koketsu diz que, com a popularização de sistemas de direção autônoma, o motorista poderá se livrar do fardo de dirigir e, fazendo isso, terá a oportunidade de aumentar o envolvimento com conteúdos de entretenimento.

Além do primeiro carro pronto, a empresa também levou à CES um protótipo de SUV elétrico que deve ser o próximo lançamento.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais