Lula ainda aposta em virada na Bahia e melhora no Ceará
Presidente descarta neste momento mudar candidatos nos estados petistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda descarta mudar os candidatos petistas aos governos da Bahia e do Ceará.
Em conversa recente, relatada à CNN, o presidente afirmou que ainda é prematuro fazer mudanças nos palanques estaduais.
E ressaltou que, como em eleições anteriores, acredita em virada na Bahia, onde o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) aparece em vantagem sobre Jerônimo Rodrigues (PT).
O presidente ressaltou na conversa que o peso da máquina estadual faz a diferença no estado baiano e que Jerônimo tem potencial de crescimento eleitoral.
Nos bastidores, caso o governador não se recupere, dirigentes petistas defendem que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o substitua na disputa estadual.
No Ceará, Lula também considera que o governador Elmano de Freitas (PT) deve apresentar uma recuperação, ainda mais diante do provável apoio do PL de Jair Bolsonaro a Ciro Gomes (PSDB).
Pesquisas eleitorais mostram um empate entre Elmano e Ciro, o que levou o ministro Camilo Santana (Educação) a anunciar a saída da pasta para ajudar no cenário estadual.
No PT, há lideranças estaduais que defendem uma troca entre Elmano e Camilo. No entanto, Lula tem ressaltado que Elmano tem um palanque mais forte do que de Ciro.
O presidente também acredita na possibilidade de Elmano fazer um enfrentamento ideológico com Ciro, sobretudo diante da rejeição a Bolsonaro no Ceará.
No Rio Grande do Norte, porém, o Palácio do Planalto avalia o cenário eleitoral como muito difícil. O candidato da governadora Fátima Bezerra (PT) tem patinado nas pesquisas eleitorais e não tem conseguido apoios de peso à sua candidatura.
O nome favorito hoje é o de Alysson Bezerra (União), prefeito de Mossoró, que tem o apoio da oposição.



