Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Bolsonaro quer discutir com Tarcísio chapa ao Senado Federal em SP

Governador de São Paulo viaja nesta segunda-feira (29) a Brasília para se reunir com o ex-presidente

Compartilhar matéria

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quer discutir com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a chapa da direita ao Senado Federal em 2026.

O governador viajará nesta segunda-feira (29) à capital federal para se reunir com o ex-mandatário do Palácio do Planalto.

Segundo relatos feitos à CNN, Bolsonaro tem se dedicado nas últimas semanas a fechar um mapa eleitoral para a disputa à Casa Legislativa.

O tema foi, inclusive, tratado por ele em encontro, na semana passada, com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Com a permanência do deputado federal Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, o PL avalia nomes, até de outras siglas, que possam substitui-lo na disputa em São Paulo.

A ideia é que uma das vagas seja do atual secretário de Segurança Publica de São Paulo, Guilherme Derrite, hoje filiado ao PP. Ele tem o apoio de Tarcísio para o posto.

Já para a segunda vaga Bolsonaro ainda não tomou uma decisão. O partido hoje avalia três nomes: dos deputados federais Marcos Feliciano (PL) e Cezinha Madureira (PSD), além do vice-prefeito Ricardo Mello Araújo (PL).

No campo oposto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não fechou ainda a chapa em São Paulo. O petista avalia os nomes dos ministros Fernando Haddad (PT) e Simone Tebet (MDB).

Tarcísio disse que não discutirá com Bolsonaro nem a chapa presidencial de 2026 nem a articulação pela aprovação do PL da Anistia. Os temas, porém, dizem aliados de ambos, não têm como serem ignorados.

Bolsonaro negou nos últimos dias, em conversas com familiares e aliados, que tenha escolhido um candidato para substituí-lo em 2026. Ele só deve tomar uma decisão no ano que vem.