Boulos planeja dobradinha com Gleisi para acelerar pautas governistas
Ideia é que ministro mobilize base social para pressionar Poder Legislativo por iniciativas como fim da escala 6x1 e o programa “Gás do Povo”
O recém-nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, foi escalado pelo governo federal para uma estratégia de pressão ao Congresso Nacional.
A ideia é de que, por meio da mobilização popular, Boulos ajude a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a destravar a pauta governista no Poder Legislativo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traçou duas propostas como prioridades até as eleições do ano que vem: o fim da escala 6x1 e o programa “Gás do Povo”.
A distribuição de gás de cozinha ainda tramita em comissão especial no Senado Federal, mas o governo federal trabalha para que se transforme em lei ainda neste ano.
Já a proposta de fim da escala 6x1 tramita na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, que tem realizado audiências públicas para discutir o assunto.
Em razão dos prazos, dificilmente será aprovada neste ano, mas a ideia tem sido promover mobilizações populares para pressionar o Congresso a votá-la ainda antes do processo eleitoral de 2026.
Para isso, a ideia de Boulos é promover tanto campanhas em redes sociais como protestos populares, nos moldes da manifestação capitaneada pelo parlamentar contra a PEC da Blindagem.
Apesar de Boulos ter sinalizado a intenção de não ser candidato em 2026, nem mesmo Lula descarta essa possibilidade. Tudo vai depender, segundo assessores do governo, do cenário eleitoral em São Paulo.
Em 2022, Boulos foi o deputado federal mais votado no maior colégio eleitoral do país, tornando-se um puxador de votos importante para a esquerda.



