Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Brasil avalia buscar México após tarifaço dos EUA

Governo vislumbra oportunidade de aumentar exportações para país norte-americano

Compartilhar matéria

O governo brasileiro avalia enviar uma missão comercial ao México para estreitar as relações comerciais com o país.

A presidente Claudia Sheinbaum tem dito que, diante do tarifaço imposto por Donald Trump, o país buscará novos parceiros comerciais.

O México importa dos Estados Unidos, dentre outro itens, carne suína, alumínio, aço e peças de veículos. A expectativa é de que o país, como retaliação, imponha tarifa sobre esses produtos.

A avaliação no governo brasileiro é de que a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos deve afetar a indústria brasileira, mas tem potencial de potencializar o agronegócio.

O Brasil, por exemplo, pode potencializar a venda de grãos para a China, bem como o comércio de carne para o país asiático.

No Palácio do Planalto, uma relação comercial mais estreita com a China é vista como inescapável para compensar as perdas com os Estados Unidos.

Trump anunciou que as novas tarifas ao Brasil devem entrar em vigor no dia 02 de abril. O vice-presidente Geraldo Alckmin tem solicitado uma audiência com o governo americano na tentativa de negociar a cotas de exportação aos Estados Unidos.

Até o momento, no entanto, Alckmin não teve resposta. Como mostrou a CNN, a gestão de Donald Trump tem deixado o Brasil escanteado e visitas com países estrangeiros.