Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Brasil teme nova crise no Oriente Médio após discurso de Trump

Presidente americano defende deslocamento de palestinos e propõe que EUA assumam controle de Gaza

Compartilhar matéria

O governo brasileiro receia que o plano do presidente americano Donald Trump de assumir o controle da Faixa de Gaza gere uma nova crise no Oriente Médio.

Após encontro com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, Trump disse que os Estados Unidos irão reconstruir a Faixa de Gaza e reacomodar os palestinos em países árabes.

A avaliação de diplomatas e assessores brasileiros é de que a iniciativa enfrentará fortes reações de países como Arábia Saudita e Egito, defensores do Estado Palestino.

Integrantes do governo brasileiro consideram que as declarações podem atrapalhar as próximas fases do acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel.

A presença de uma espécie de protetorado americano no Oriente Médio, dizem diplomatas experientes, também deve gerar reação de países como Irã e Rússia.

O maior temor, no entanto, é de que grupos fundamentalistas promovam ataques como retaliação.

A expectativa de integrantes do governo brasileiro é de que o assunto seja abordado na próxima reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

No ano passado, a Assembleia Geral da ONU aprovou resolução para discutir, em julho deste ano, a criação de um Estado Palestino. Os Estados Unidos e Israel se posicionaram contra.